terça-feira, novembro 04, 2003

Lindo - "Não cheira a Lisboa"

Sou Alfacinha e adoro a minha cidade e por tal facto não fico extremamente contente ao ler esta Opinião, por Alexandre Pais, jornalista do Record, no entanto, não posso deixar de concordar e salientar que está de uma subtileza e bom gosto fora do comum.

"Não cheira a Lisboa

O Atlético Clube de Portugal, o popular clube de Alcântara-Santo Amaro, tradicionais bairros lisboetas, foi este domingo a Almansil aplicar três "secos" no grémio algarvio, mantendo assim o terceiro lugar da Série F da III Divisão Nacional - em boa verdade a quarta.

O Atlético já pouco diz às gerações mais recentes, mas foi um clube muito interessante, por onde passaram estrelas do futebol de outros tempos, como o portentoso Ben David, o "magriço" Germano, o "violino" Vasques, ou o genial Matateu, que já em fim de carreira - e com muitas "assistências" do pequeno e irrequieto Angeja... - marcava três ou quatro golos num jogo e "desviava" do Restelo para a Tapadinha muitos adeptos da bola da zona ocidental da cidade.

Mas vieram as obras da ponte sobre o Tejo, com elas o afastamento forçado de uns milhares de pessoas, e os alcantarenses foram perdendo base social de apoio. Hoje, vivem mais do que lhes resta: memória e prestígio - resistem no "top ten" dos clubes com mais presenças na I Liga, nada menos de 24.

Escrevo tudo isto porque dos emblemas da capital o velho Atlético foi o único que se safou no último fim-de-semana. Sporting, Benfica, Belenenses e Oriental deram barraca. Lisboa já só tem garganta."