terça-feira, junho 08, 2004

Uma cana ou uma rede

Encontrei um senhor de idade, numa praia, a pescar sozinho. Tinha ar de pescador, mas fazia-o com apenas uma cana, uma linha e poucas pressas.
Sugeri-lhe que arranjasse uma rede, para que conseguisse apanhar mais peixes.
Em seguida, confrontou-me:

"Uma rede? Então e depois, o que fazia com tanto peixe?"

Ao que lhe respondi que vendesse o que tinha pescado em excesso. Com esse dinheiro poderia mais tarde comprar um barco para apanhar ainda mais peixes.
Mas ele continuou:

"Um barco? Então e depois? Comprava mais um barco e mais outro e mais outro até ter uma frota imensa de barcos de pesca a fazer imenso dinheiro?"

Pareceu-me que ele tinha percebido a minha ideia, quando após uma pequena pausa insistiu:

"Então e depois?"

Nesse instante fui eu que o percebi a ele e respondi:

"Nessa altura viria para a praia, com uma cana, uma linha e poucas pressas, pescar um peixe de cada vez!"

Se o pescador já tinha a tal frota de barcos e muito dinheiro não sei mas que estava feliz como estava isso ninguém pode negar.