terça-feira, fevereiro 17, 2004

Areia para os olhos

Odeio sentir que me estão a atirar areia para os olhos principalmente quando o fazem de forma tão descarada como o nosso Primeiro Ministro.
Foi a impressão com que fiquei ao ler este artigo.

Se bem me lembro, até há uns meses atrás o governo tinha uma posição acerca do aborto, bastante firme, em que era contra a descriminalização do mesmo. Felizmente, a JSD veio publicamente afirmar que estava contra essa posição e apresentou uma série de argumentos como justificação.
Parece que o nosso Primeiro Ministro ouviu esta justificação e neste momento "...apoia a descriminalização do aborto, defendendo, assim, os argumentos apresentados pela JSD".

Então começo por perguntar, porque não se coloca a possibilidade de "...efectuar qualquer alteração à lei ou um referendo sobre a matéria"?

Segundo Durão Barroso, no tal artigo, porque "...neste caso, o partido e o primeiro-ministro Durão Barroso assumiram um compromisso com o eleitorado de não tocar nesta matéria na presente legislatura".

Segunda pergunta: da mesma forma que o Primeiro Ministro, uma pessoa supostamente segura e fiel aos seus princípios, mudou de opinião quando confrontado com as justificações da JSD, não será possível que muito do eleitorado com o qual ele fez o tal compromisso tenha também mudado de opinião?

Só quando li que "a questão do compromisso eleitoral tinha já sido abordada pelo PSD, quando, ao lado do CDS-PP, garantiu a sua indisponibilidade para qualquer iniciativa legislativa ou de referendo sobre o aborto nesta legislatura" é que se fez luz.

O compromisso que leva o Primeiro Ministro a não querer tomar uma atitude em relação ao aborto, não é para com o eleitorado mas muito mais para com os seus aliados políticos do CDS-PP.

E viva a coligação!!!

PS - Aceito, e até agradeço, quaisquer comentários e/ou correções que queiram fazer ao meu raciocínio. Nunca tive muito jeito para política e só recentemente comecei a interessar-me por estas questões daí admitir bastante facilmente o erro nas análises deste género.