segunda-feira, agosto 16, 2004

A ignorância da implicância

Desde sempre me incomodaram aquelas pessoas que criticam os outros porque são betos ou porque são janados ou porque são parolos.
Claro que já fiz comentários à forma de vestir de um beto, janado ou parolo mas aceito perfeitamente que nem toda a gente goste das mesmas coisas que eu (e ainda bem que não gostam).
Hoje li um post da minha amiga Zi, no qual ela aparece a criticar a alto e bom som as pessoas e as festas que se vivem no Algarve nesta altura do ano. No final do post escreveu: "posso pegar na minha guitarra, nos meus amigos, ir para a praia, fazer uma fogueira, e improvisar um sing-along…Precisamos de tão pouco para ser felizes, e é nos sítios mais simples que nos sentimos mais confortáveis. Para quê inventar?".
Apesar de já lhe ter deixado um comentário, vi-me compelido a escrever este post, provavelmente porque tenho uma grande amiga que pensa exactamente da mesma maneira.

Em tempos também me sentia incomodado com estas coisas, mas depois de me pôr a pensar um bocadinho interroguei-me: afinal quem é o parvo? Eles porque olham e criticam tudo o que lhes passa à frente e vivem uma vida de futilidade absoluta ou Eu porque me preocupo e incomodo com isso.
Vá lá, já chega, divirtam-se sem estarem preocupados com os outros, é tão mais porreiro.
Eu gosto de saír em Lisboa e ir para o Lux ou para a Kapital, gosto de saír em Alcobaça e ir para o bar do Nuno ou Israel, gosto de saír em Peniche e ir para os bares onde é só pescadores ou para a Green Hill, gosto de saír no Algarve e ir para a Casa do Castelo, para o Klub, para o Black Jack ou para uma festa que houve em Sagres cheia de pastilhados, gosto de ir para Penacova para o sossego d'A Casa o Nascer do Sol que fica no meio do nada e não fazer outra coisa senão conversar.
Uma coisa eu não dispenso, é que estas saídas sejam na companhia dos meus amigos e daqueles com quem me sinto bem (ignorando tudo o resto). O mais importante não é saber ser feliz com pouco e nos sítios simples mas sim com o que tivermos e onde quer que seja.